Dia 28 de fevereiro é o Dia do Combate a LER/DORT e por isso trouxemos um conteúdo com esclarecimentos sobre o assunto.
O que é?
A lesão por esforço repetitivo (LER), também chamada de distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho (DORT) é uma alteração que acontece devido as atividades profissionais que afeta especialmente as pessoas que trabalham realizando os mesmos movimentos corporais de forma repetitiva ao longo do dia.
Isso sobrecarrega os músculos, tendões e articulações causando dor, tendinite, bursite ou alterações da coluna, o diagnóstico pode ser feito pelo médico ortopedista ou médico do trabalho com base nos sintomas e exames, como raio X ou ultrassom, de acordo com a necessidade. O tratamento pode incluir a toma de remédios, fisioterapia, cirurgia nos casos mais graves, e pode ser preciso trocar de posto de trabalho ou se aposentar mais cedo.
Sintomas
Os sintomas mais comuns de uma LER/DORT incluem:
- Dor localizada;
- Dor que irradia ou que é generalizada;
- Desconforto;
- Fadiga ou sensação de peso;
- Formigamento;
- Dormência;
- Diminuição da força muscular.
Estes sintomas podem ser exacerbados ao realizar determinados movimentos, mas também é importante observar quando tempo duram, quais atividades o agravam, qual a sua intensidade e se há sinais de melhora com o repouso, nos feriados, fins de semana, férias ou não.
Tratamento
Para tratar é necessário realizar sessões de fisioterapia, pode ser útil a toma de medicamentos, em certos casos pode ser necessária cirurgia, e troca do posto de trabalho pode ser uma opção para que a cura seja alcançada. Normalmente a primeira opção é tomar um remédio anti-inflamatório para combater a dor e o desconforto nos primeiros dias, e aconselha-se a reabilitação através da fisioterapia, onde podem ser usados equipamentos de eletroterapia para combater a dor aguda, técnicas manuais e exercícios corretivos podem ser indicados para fortalecer/alongar os músculos de acordo com a necessidade de cada pessoa.
Como prevenir
A melhor forma de prevenção da LER/DORT é realizar ginástica laboral diariamente, com exercícios de alongamentos e/ou fortalecimento muscular no próprio ambiente de trabalho. O mobiliário e as ferramentas de trabalho devem ser adequadas e ergonômicas, e deve ser possível a troca de tarefas ao longo do dia.
Além disso, devem ser respeitadas as pausas, para que a pessoa tenha cerca 15-20 minutos a cada 3 horas para poupar os músculos e os tendões. Também é importante beber bastante água ao longo do dia para manter todas as estruturas bem hidratadas, o que diminui o risco de lesões.
FONTE :
https://www.tuasaude.com/ler-dort/