no-img

Vacinação é uma importante aliada da saúde

Além de levar os filhos para serem vacinados, é fundamental ficar atento para quais você deve tomar. Algumas vacinas não são somente para crianças, e é muito importante os adultos manterem carteirinha de vacinação atualizada. Tomar vacinas é a melhor maneira de se proteger de uma variedade de doenças graves e de suas complicações.

Hoje muito se fala sobre vacinação contra a Covid 19, vacina que assumiu uma grande importância nos últimos meses no Brasil e no mundo, mas temos outras variantes que são também de suma importância.

O Ministério da Saúde tem um calendário de vacinação específico para recém-nascidos e crianças. Também existe para os pré-adolescentes e adolescentes, adultos, gestantes e idosos.

A prevenção é maior aliada da qualidade de vida e sempre será melhor do que o tratamento. Se você é adulto e não possui um cartão de vacina ou não sabe quais já recebeu, procure a avaliação de um especialista e imunize-se.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece 19 vacinas para mais de 20 doenças.

– Crianças: BCG, Poliomielite, Tetravalente, Tríplice Viral, Hepatite B e Febre Amarela.

– Adolescentes: Dupla Adulto (Difteria e Tétano), Febre Amarela, Hepatite B e Dupla Viral – SR (Sarampo e Rubéola).

– Mulheres Adultas (Não Grávidas): Dupla Viral – SR (Sarampo e Rubéola), Dupla Adulto – DT (Difteria e Tétano) e Febre Amarela.

– Mulheres Adultas (Grávidas): Dupla Adulto (Difteria e Tétano).

– Homens Adultos: Dupla Adulto (Difteria e Tétano), Dupla Viral – SR (Sarampo e Rubéola) e Febre Amarela.

– Idosos: Gripe (Influenza), Pneumonia (Pneumococo), Dupla Adulto – DT (Difteria e Tétano).

no-img

Seguindo normativa do MS Pró-Sangue atualiza critérios para doação de sangue

A medida visa preservar a saúde dos doadores de sangue.

Seguindo as novas normas do Ministério da Saúde (MS), a Pró-Sangue atualiza o protocolo de dos candidatos à doação de sangue, estabelecendo critérios em relação ao COVID-19. 

Em conformidade a Nota Técnica número 5/2020 publicada recentemente pelo MS, a Fundação incluiu o corona vírus em seus critérios de doação de sangue, estabelecendo as seguintes condições para os candidatos que comparecerem aos postos de coleta:

– Quem apresentou infecção pelo COVID-19 são considerados inaptos por um período de 90 dias, após recuperação clínica completa.

– Também candidatos que tiveram contato nos últimos 30 dias com pessoas que apresentaram infecção confirmada pelo COVID-19 ou casos suspeitos da doença são considerados inaptos por 30 dias.

Fora esses acima, os demais pré-requisitos adotados. Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde e alimentado, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.

Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta a doação.